Política do Pão e Circo
A política do Pão e circo (panem et circenses, no original em Latim) como ficou conhecida, era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio. Esta frase tem origem na Sátira X do humorista e poeta romano Juvenal (vivo por volta do ano 100 d.C.) e no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento.
Com a sua gradual expansão, o Império Romano tornou-se um estado rico, cosmopolita, e sua capital, Roma, tornou-se o centro de praticamente todos os acontecimentos sociais, políticos e culturais na época de seu auge. Isso fez naturalmente com que a cidade se expandisse, com gente vindo das mais diferentes regiões em busca de uma vida melhor. Como acontece até hoje em qualquer parte do mundo, pessoas humildes e de poucas condições financeiras iam se acotovelando nas periferias de Roma, em habitações com conforto mínimo, espaço reduzido, de pouco ou nenhum saneamento básico, e que eram exploradas em empregos de muito trabalho braçal e pouco retorno financeiro.
Esses ingredientes, em qualquer sociedade são perfeitos para detonarem revoltas sociais de grandes dimensões. Para evitar isso, os imperadores optaram por uma solução paliativa, que envolvia a distribuição de cereais, e a promoção de vários eventos para entreter e distrair o povo dos problemas mais sérios na fundação da sociedade romana.
Assim, nos tempos de crise, em especial no tempo do Império, as autoridades acalmavam o povo com a a construção de enormes arenas, nas quais realizavam-se sangrentos espetáculos envolvendo gladiadores, animais ferozes, corridas de bigas, quadrigas, acrobacias, bandas, espetáculos com palhaços, artistas de teatro e corridas de cavalo. Outro costume dos imperadores era a distribuição de cereais mensalmente no Pórtico de Minucius. Basicamente, estes "presentes" ao povo romano garantia que a plebe não morresse de fome e tampouco de aborrecimento. A vantagem de tal prática era que, ao mesmo tempo em que a população ficava contente e apaziguada, a popularidade do imperador entre os mais humildes ficava consolidada.
Para os espetáculos eram reservados aproximadamente 182 dias no ano (para cada dia útil havia um ou dois dias de feriado). Os espetáculos que foram se desenvolvendo em cada uma dessas férias romanas, tinham sua origem na religião. Os romanos nunca deixavam de cumprir as solenidades, porém não mais as compreendiam e os festejos foram deixando de ter um caráter sagrado e passando a saciar somente os prazeres de quem os assistia.
Bibliografia:
DIAS, Anderson. Política do Pão e Circo. Disponível em http://www.parafrasear.net/2007/11/poltica-do-po-e-circo.html. Acesso em: 09 abr. 2012.
A política do Pão e Circo.. Disponível em http://www.stum.com.br/blog/blog.asp?id=8514. Acesso em: 09 abr. 2012.
DIAS, Anderson. Política do Pão e Circo. Disponível em http://www.parafrasear.net/2007/11/poltica-do-po-e-circo.html. Acesso em: 09 abr. 2012.
A política do Pão e Circo.. Disponível em http://www.stum.com.br/blog/blog.asp?id=8514. Acesso em: 09 abr. 2012.
Renata Araujo,1003.
ResponderExcluirComo citado no texto acima, o pão com circo é uma maneira de abafar situações precárias de um pais, estado ou cidade. Podemos comparar o pão com circo de Roma com diversar maneiras que os políticos tem de abafar crises nos tempos de hoje, como vimos recentemente com a grande esturura e festa das Olímpiadas Rio 2016. -Nathalia Bocharel Lemos #1003
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEssa política continua sim, um exemplo disso é quando o eleitor faz a troca de seu voto por algo oferecido por seu candidato.
ResponderExcluirNós poderiamos mudar isso, não vendendo nosso voto por algo que necessitamos no momento.
Grupo : Andreza Silva, Hemily H. Faria e Thalia Abreu. Turma 1001
Essa política funciona até hoje. Um exemplo claro é a Olimpíada Rio 2016, onde o governo fez os olhos do povo voltarem-se para o evento e esquecer problemas políticos. Uma solução para essa situação seria a honestidade e competência dos governantes do país e que estes façam uma política limpa.
ResponderExcluirArthur Brinol, Danilo Bastos e João Carlos Klein - Turma 1001
Essa política é usada até os dias de hoje. As olimpíadas foram um exemplo disto, enquanto o espetáculo acontecia o povo esqueceu o que estava acontecendo realmente no nosso país. Isto melhoraria se os políticos cumprisse com seus deveres e fossem honestos.
ResponderExcluirAveline Maria, 1001.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSim, ainda hoje nossos políticos utilizam a política do pão e circo para nos lubridiar e esconder o verdadeiro estado em que a política brasileira se encontra... Um exemplo claro disso é a olimpíada que, nesse ano, aconteceu no Rio, e fez com que grande parte dos brasileiros esquecessem o importante processo judicial que estávamos vivendo, o impeachment.
ResponderExcluirEssa prática poderia ser modificada com uma política limpa, honesta e verdadeiramente aberta ao público...
Christine Souza e Gabriela Edemundo, turma 1001.
Além da olimpíada, também podemos citar a Copa do Mundo e vários outros eventos sediados no Brasil...
ExcluirAlém da olimpíada, também podemos citar a Copa do Mundo e vários outros eventos sediados no Brasil...
ExcluirA política do pão e circo para destrair a população ainda é usada sim nos tempos de hoje,porém com a população conhecendo os meios de manipulação pode reagir e evitar as práticas incorretas de governar. As práticas de distração acontecem até hj por meio da manipulação televisiva ou até msm pela Internet. Podemos evitar ser manipulados por essas pessoas estudando,lendo livros entre outros. FEITO POR:Max, Áilon e Pedro (turma 1001)
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCom certeza isso é utilizado ainda nos dias de hoje, e pior de tudo é esse método ainda é extremamente eficaz com a grande parte da população, já que essa grande parte é ignorante, um dos exemplos de que isso ainda é usado é na alta quantidade de impostos que são usados para coisas futeis que não são realmente necessárias para a população como estádios por exemplo, e não investem em coisas que precisamos como saúde e educação, e no fim de tudo o povo aceita conformado.
ResponderExcluirTurma:1001
Mateus Gomes
Ramon Oliveira
Tiago do Couto
Milena Lima
A política do pão e circo ficou conhecida, como o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio. E com isso tentando abafar as situações ruins que o estado passa, e isso acontece sim nos dias de hoje, não só nesta época. Nosso País tenta cobrir como por exemplo as olimpíadas que aconteceu no Rio neste ano de 2016. E com isso, fizeram de tudo para mostrar que era um bom País, mas na verdade é um País pobre que está em crise.
ResponderExcluirIsso poderia se modificar tentando mudar o pensamento da sociedade, o modo de agir, e assim mudando a política do País.
Grupo: Ana Carolina Senrra;
Ester Sanches;
Emilly Daflon.
Turma: 1001
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSim,um exemplo disso é alguns políticos q vão nas casas em busca de "comprar" os votos dos cidadãos,oferecendo-lhes dinheiro,entre outros.Outro exemplo foi o gasto de dinheiro nas olimpidas e na copa do mundo e até mesmo em eventos,enquanto a população permanece precoce na educação,saúde,desemprego e tals.
ResponderExcluirGrupo:Evelem,Letiere,Kennia,Thais Verly e Nathan
Turma:1002
sim, infelizmente essa politica ainda é usada para abafar a corrupção nos dias de hoje, como por exemplo nas olimpíadas que foi gasto milhões para que a população esquecesse dos problemas na educação, saúde etc.
ResponderExcluirBruna - 1001
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEssa política funciona até hoje, um grande e simples exemplo são: a copa e as olimpiadas respectivamentes acontecidas no Brasil.
ResponderExcluirEssa prática se modificaria se nós nos atermos mais a política e não nos deixar ser enganados por meia dúzia de jogos.
GRUPO:Thays Motta,Vitória,João Victor Silveira e Marcus.
TURMA:1002
Sim,essa política funciona até hoje,e eles usaram a olimpíadas pra abafar a corrupção , gastando milhares de dinheiro, e esquecendo das escola e hospitais.
ResponderExcluirMirian Barbosa e Eduarda Duarte
Turma:1001
Sim,o povo romano não possuía interesse nos assuntos políticos,assim houve a compra do voto,como esta acontecendo hoje em dia.Um exemplo foi o gasto de dinheiro nas olimpíadas.Podemos mudar esse tipo de corrupção,fazendo uma politica justa,sem corrupções.
ResponderExcluirAlexandra Schumacker
Turma:1001
Suzan Sevilha 1003
ResponderExcluir