sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Gabarito - atividade em aula - turma 1003

1) Crise do escravismo antigo, decadência do Império Romano, invasões bárbaras e consequente processo de ruralização e desaparecimento da atividade comercial europeia. 
 
2) Produção predominantemente agrária voltada para o autoconsumo doa feudos, fraca atividade urbano-comercial, servos como principal força de trabalho, supremacia do poder local sobre o central e sociedade dividida em estamentos (sem mobilidade social).
 
3) Pacto que criava laços de dependência e lealdade entre senhores de maior e menor importância, envolvendo, principalmente, obrigações militares.
 
4) Talha = 50% da produção do manso servil; Corvéia = trabalho gratuito 3 dias por semana das terras do manso senhorial; Banalidades= taxa pela utilização de instalações do feudo (forno, moinho etc).
 
5) Não. Um escravo é propriedade de alguém, não tem liberdade de ir e vir, a obrigação é o trabalho em si, pode ser vendido. Já o servo é ligado à terra, que pode ser transferida aos seus descendentes por meio do pagamento de uma taxa (mão-morta), não pode ser vendido, e as diversas obrigações, como a talha e a corveia são uma "contraprestação" ao senhor feudal pela segurança e pela terra que ocupa no feudo, retendo uma parte da produção para o seu consumo ou troca.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário